ESTUDO E MODELAGEM DA RECONSTITUIÇÃO DE SOLOS POR COMPACTAÇÃO QUASE ESTÁTICA
Palavras-chave:
velocidade de compactação, altura da camada, umidade de compactação, energia de compactaçãoResumo
A reconstituição de solos em laboratório pode ser feita utilizando-se diferentes métodos de compactação. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar as principais variáveis do processo de reconstituição de solos por compactação quase-estática. Foram avaliadas a velocidade de compactação, a espessura da camada compactada, a energia decomposta em total, acomodação, elástica e efetiva e a umidade de preparação. Também foi feita a comparação da curva, densidade seca e umidade, com os resultados da compactação padrão Proctor. Uma alternativa de análise foi proposta e mostrou excelentes resultados em comparação com a curva padrão Proctor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado