ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) NA BASE DE DADOS SCOPUS: ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2019 E 2023
Resumo
O Building Information Modeling (BIM) é um processo concebido para a gestão integrada de informações ao longo de todo o ciclo de vida de um projeto de construção, utilizando modelos tridimensionais abrangentes que representam detalhadamente diversos aspectos do projeto, tais como materiais, dimensões, custos e cronogramas. Este artigo tem como objetivo levantar informações sobre as tendências de pesquisa relacionadas ao BIM por meio de uma análise bibliométrica e sistemática, com o propósito de avaliar os índices de produção e disseminação do conhecimento científico na área. A análise foi realizada com base em artigos extraídos da base de dados Scopus, abrangendo publicações em periódicos entre os anos de 2019 e 2023, utilizando-se os softwares RStudio Cloud, Bibliometrix e Microsoft Excel®. Os resultados indicam um crescimento significativo no estudo do tema no meio acadêmico, destacando-se o ano de 2023 como o de maior representatividade e uma concentração de pesquisas na área de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Esses fatores evidenciam o aumento do interesse e a adoção da tecnologia BIM na área de edificações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado