FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA

PERSPECTIVAS E TRANSFORMAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIA

Autores

Resumo

A presente investigação tem como problemática a formação dos professores no curso de Pedagogia. O problema da pesquisa diz respeito aos fundamentos da teoria pedagógica do curso de Pedagogia. Levantamos três elementos que subsidiaram o nosso processo investigativo, a saber: o primeiro, referente ao histórico da formação de professores, em especial dos pedagogos e especificamente do curso de Pedagogia; o segundo, em relação às diretrizes que vem orientando a formação de pedagogos; e o terceiro, acerca do curso de Pedagogia, seu histórico, as diretrizes que o orienta e sua teoria pedagógica. Assim, o objetivo é apresentar uma síntese explicativa sobre a situação atual dos cursos de Pedagogia, identificando as contradições e possibilidades superadoras. Os objetivos específicos são: (1) Realizar um levantamento histórico da formação de professores, em especial do Curso de Pedagogia; (2) Criticar as diretrizes curriculares de formação de professores e de pedagogos; (3) Reconhecer as contradições e possibilidades superadoras das diretrizes curriculares de formação de professores do Curso de Pedagogia.  Para realizar as análises e tecer as críticas às referidas diretrizes curriculares, nos embasaremos nos fundamentos da pedagogia histórico-crítica.  As fontes de pesquisa são: (1) os documentos do curso de pedagogia, (2) as diretrizes que orientam os cursos de formação de professores e, em especial, os pedagogos. Nesse sentido, o tipo de pesquisa é documental e como técnica de pesquisa realizaremos uma análise de conteúdo e análise documental. Em síntese, concluímos que está ocorrendo um recuo teórico na formação de pedagogos que pode ser identificado nas propostas oficiais de diretrizes curriculares, nas propostas de divisão do curso de Pedagogia, na criação de conselhos profissionais e no esvaziamento teórico pela não consideração de uma fundamentação teórica-metodológica crítica do curso, na qual inclui a teoria pedagógica histórico-crítica.

Palavras-chave: Curso de pedagogia; Teorias pedagógicas; Currículo; Formação de professores.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores.

Celi Nelza Zulke Tafarel, Universidade Federal da Bahia

Dra. Em Educação pela Unicamp. Professora Participante Especial PPGEDU FACED UFBA e Professora Visitante da PPGEFOP Ufal Arapiraca.

Publicado

31-12-2024

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Artigos