O TREINAMENTO FÍSICO COMBINADO COMO ESTRATÉGIA PARA O EMAGRECIMENTO DE INDIVÍDUOS OBESOS: UMA REVISÃO NARRATIVA
Resumo
A obesidade é um dos principais problemas de saúde pública do mundo e segundo dados da Pesquisa de Saúde 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais de idade estava obesa, equivalente a 41 milhões de pessoas. O acúmulo excessivo de peso contribui para várias enfermidades como: diabetes, câncer e hipertensão. O Objetivo geral deste artigo é revisar os aspectos do treino de força combinado ao aeróbio como auxílio do emagrecimento e a importância da prescrição de exercícios físicos para pacientes obesos com a intenção de melhorar a qualidade de vida desse grupo, respeitando suas limitações e contribuindo para redução de peso, melhora da autoestima e prevenção de outras enfermidades. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, utilizando estudos referentes a obesidade, emagrecimento, treinamento de força e treino aeróbio. Os artigos foram escolhidos com intuito de elucidar as questões propostas permitindo uma discussão em relação a aspectos como a influência no nível de atividade física e gasto calórico diário, podendo ser um fator auxiliar no emagrecimento e na modificação da composição corporal, no aumento do gasto calórico, na hipertrofia muscular e no aumento da Taxa de Metabolismo Basal. O estudo em questão permite uma reflexão sobre a importância dos programas de musculação combinados com exercícios aeróbicos, como ferramentas importantes para tornar indivíduos obesos mais ativos. Como resultado apresentar os aspectos positivos do treino de força combinado ao aeróbio como uma alternativa eficiente e importante no auxílio ao emagrecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado