COMPARAÇÃO DA FORÇA DE ESTABILIDADE DO CORE EM PRATICANTES DE FUTEVÔLEI
Resumo
O futevôlei é uma prática dinâmica e intensa realizada na areia, que proporciona benefícios físicos, como fortalecimento muscular, equilíbrio e resistência, o esporte também promove interação social, bem-es O objetivo do presente estudo foi avaliar a força de estabilidade da região do CORE em praticantes de futevôlei. O estudo transversal, realizado com praticantes de futevôlei na cidade de Goiânia/GO. Foram adotados os seguintes critérios de inclusão: Praticantes de qualquer sexo com idade igual ou superior a 18 anos, tempo mínimo de 3 meses de prática na modalidade. Os critérios de exclusão foram: Presença de lesões que impossibilitassem a realização dos testes e ausência de treinos por pelo menos 20 dias consecutivos antes do início da pesquisa. Foram avaliados praticantes que realizavam a modalidade duas e três vezes por semana com os testes elevação pélvica unilateral, prancha lateral e prancha frontal. A pesquisa contou com a participação de 31 praticantes de futevôlei, sendo 80,64% (25) do sexo masculino e 19,35% (6) do sexo feminino, com média de idade de 28,45±7,61 anos. Todos os participantes possuíam, no mínimo, três meses de experiência na prática do futevôlei e realizavam treinamentos duas ou três vezes por semana. Os dados da avaliação física mostraram diferenças significativas em alguns exercícios entre os grupos que treinaram 2x e 3x por semana. Na elevação pélvica esquerda, o grupo de 3x/semana apresentou maior desempenho (99,15±42,57) em comparação ao grupo de 2x/semana (60,56±30,61, p=0,006). Na prancha frontal, o grupo de 3x/semana também teve melhores resultados (133,85±47,71 vs. 95,72±42,24, p=0,026). A prancha lateral esquerda mostrou superioridade no grupo de 3x/semana (79,15±18,57) em relação ao grupo de 2x/semana (51,33±16,99, p=0,000). Não foram observadas diferenças significativas para a elevação pélvica direita (p=0,240) e prancha lateral direita (p=0,261). Conclui-se que praticantes com maior frenquencia na semana apresentaram maior força de estabilidade da região do CORE.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado