TRABALHO DOCENTE NO PERÍODO MILITAR: ALIENAÇÃO E PRECARIZAÇÃO
Palavras-chave:
trabalho docente, políticas públicas, Regime MilitarResumo
Este texto pretende discutir a constituição histórica do trabalho docente mediante a implementação dasLeis 5540/1968 e 5692/1971 e a relação entre trabalho e educação desenvolvidos no Regime Militar.Para tanto, partiremos de uma reflexão sobre os conceitos de trabalho e sua relação com a educação naperspectiva marxiana, para posteriormente apreendermos os nexos constitutivos do trabalho docente naditadura militar. O que se percebe é que o trabalho docente foi constituído no período militar como umtrabalho alienado. Isso pode ser demonstrado pelo controle parcial do seu processo de trabalho, adicotomia entre o processo de elaboração e execução, entre a teoria e prática, e o controle rigoroso doEstado sobre a atuação do educador dentro e fora da sala de aula.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado