“TALKING BACK”

UMA ABORDAGEM DO PENSAMENTO RADICAL DE BELL HOOKS

Autores

Palavras-chave:

bell hooks, Pensamento crítico, Prática da liberdade, Amor

Resumo

Este trabalho propõe uma abordagem particular da obra da teórica norte-americana bell hooks, tomando como enfoque a relação entre as suas proposições acerca do ensino e suas considerações acerca do amor. Segundo nossa leitura, estes dois eixos de sua produção estariam intrinsecamente relacionados, sendo que esta relação estaria assentada: (a) no legado do levante anticolonial emergente na segunda metade do século XX; (b) no relação da teórica com os movimentos dos direitos civis; (c) e em sua atuação na militância feminista. A fim de defendermos nossa leitura, inicialmente, abordamos os avanços culturais proporcionados pela insurgência anticolonial, como o movimento Négritude e a sua oposição ao problema negro [problème noir]. Em seguida, recorremos, especificamente, a uma seleção das obras de hooks acerca da docência como prática libertária e aos seus escritos sobre o amor. Ao fim, buscamos apontar as possíveis contribuições do pensamento radical de bell hooks para o contexto atual, endossando, dessa maneira, a sua pertinência. Desta forma, este texto advém de uma pesquisa bibliográfica, a nível exploratório-descritivo, que, para além da revisão do espólio da escritora, buscou propor uma discussão quanto à sua abrangência contemporânea.

Biografia do Autor

Lucas Passos de Moura, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Psicologia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2022), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Goiás, UFG (2024) e doutorando na linha Psicanálise, Psicopatologia e Linguagem do PPGPsiCC (UnB).

Priscilla Melo Ribeiro de Lima, Universidade Federal de Goiás (UFG)

É doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB), docente do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da UFG.

Publicado

16-04-2025