“TALKING BACK”
UMA ABORDAGEM DO PENSAMENTO RADICAL DE BELL HOOKS
Palavras-chave:
bell hooks, Pensamento crítico, Prática da liberdade, AmorResumo
Este trabalho propõe uma abordagem particular da obra da teórica norte-americana bell hooks, tomando como enfoque a relação entre as suas proposições acerca do ensino e suas considerações acerca do amor. Segundo nossa leitura, estes dois eixos de sua produção estariam intrinsecamente relacionados, sendo que esta relação estaria assentada: (a) no legado do levante anticolonial emergente na segunda metade do século XX; (b) no relação da teórica com os movimentos dos direitos civis; (c) e em sua atuação na militância feminista. A fim de defendermos nossa leitura, inicialmente, abordamos os avanços culturais proporcionados pela insurgência anticolonial, como o movimento Négritude e a sua oposição ao problema negro [problème noir]. Em seguida, recorremos, especificamente, a uma seleção das obras de hooks acerca da docência como prática libertária e aos seus escritos sobre o amor. Ao fim, buscamos apontar as possíveis contribuições do pensamento radical de bell hooks para o contexto atual, endossando, dessa maneira, a sua pertinência. Desta forma, este texto advém de uma pesquisa bibliográfica, a nível exploratório-descritivo, que, para além da revisão do espólio da escritora, buscou propor uma discussão quanto à sua abrangência contemporânea.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado