ABORDAGENS EM PESQUISAS MERCADOLÓGICAS NO MERCADO IMOBILIÁRIO - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Pesquisa de mercado, Mercado imobiliário, Habitação, Revisão sistemática, Comportamento do consumidorResumo
A todos os agentes envolvidos interessam informações confiáveis e sistematizadas que auxiliem na melhor absorção dos produtos do mercado imobiliário pelos consumidores. Para tal, pesquisas de mercado são um caminho frequentemente utilizado para maior compreensão das forças que regem o mercado. A assertividade da definição da fonte de dados e do método a ser utilizado considerando a questão que se busca responder, além da cuidadosa elaboração do instrumento de coleta, se mostram fundamentais para a qualidade do resultado esperado. Assim, por meio de um Revisão Sistemática da Literatura, este estudo tem por objetivo compreender quais tipos, fontes de dados e técnicas de coleta são usados nas pesquisas de mercado com clientes e usuários no mercado imobiliário, e para quais objetivos. Os resultados obtidos indicam que o uso de dados secundários nestas pesquisas é mais recente, e mais frequente quando há o objetivo de avaliar formação dos preços de imóveis, enquanto dados primários são mais utilizados para a compreensão de preferências e demandas e de processos de decisão – se utilizando, para isso, com mais frequência de questionários e entrevistas, respectivamente. Além disso, variam também os tipos de características consideradas no processo a depender do objetivo da pesquisa de mercado em questão.
Referências
ANTIPOV, E. A.; POKRYSHEVSKAYA, E. B. Are buyers of apartments superstitious? Evidence from the Russian real estate market. Judgment and Decision Making, v.10, n. 6, 2015. DOI: 10.1017/S1930297500007026
BALARINE, O. F. O. Contribuições metodológicas ao estudo de viabilidade econômico-financeiras das incorporações imobiliárias. In: FORMOSO, Carlos Torres. (Org.). Métodos e Ferramentas para a Gestão da Qualidade e Produtividade na Construção Civil. 1ª edição. Porto Alegre: UFRGS/Programa de Qualidade e Produtividade na Construção Civil no RS, p. 11-28, 1997.
BOOTH, A.; SUTTON A.; PAPAIOANNOU, D. Systematic Approaches to a Sucessful Literature Review. SAGE, 2012. 317p.
BRITO, L. S.; BRANDSTETTER, M. C. G. O. Processo decisório na compra de produtos imobiliários para moradia: uma revisão sistemática de literatura. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 61-85, abr./jun. 2022. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212022000200594
COSTA, O.; FUERST, F.; MENDES-DA-SILVA, W. Are corporate office buildings priced differently? Journal of Property Investment & Finance, p. 348-365, 2018. https://doi.org/10.1108/JPIF-01-2018-0004
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES, J. A. V. J. Design Science Research: Método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015. 173p.
EVANS, S. 'That lot up there and us down here': social interaction and a sense of community in a mixed tenure UK retirement village. Ageing & Society, p. 199 – 216, 2009. DOI: 10.1017/S0144686X08007678
FATT, J. P. T. Market expectations of educated young Singaporeans. Management Research News, v. 24, 2001. http://dx.doi.org/10.1108/01409170110782883
FREIDEN, J. B.; BIBLE, D. S. The home purchase process: Measurement of evaluative criteria through pairwise measures. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 10, n. 4, 1982. https://doi.org/10.1177/009207038201000402
INCITIES JOURNAL CITATION REPORTS. InCities Journal Citation Reports. Disponível em: https://jcr-clarivate.ez49.periodicos.capes.gov.br/jcr/home?app=jcr&referrer=target%3Dhttps:%2F%2Fjcr-clarivate.ez49.periodicos.capes.gov.br%2Fjcr%2Fhome&Init=Yes&authCode=null&SrcApp=IC2L .> Acesso em: dez 2022.
KAMPAMBA, J. An analysis of the potential target market through the application of the STP principle/model. Mediterranean Journal of Social Sciences, v. 6, n. 4, 2015. Doi:10.5901/mjss.2015.v6n4s3p324
KITCHENHAM, B. A.; PFLEEGER, S. L.; PICKARD, L. M.; JONES, P. W.; HOAGLIN, D. C.; EMAM, K. E. Preliminary Guidelines for Empirical Research in Software Engineering. IEEE Transactions on Software Engineering, v. 28, n. 8, p. 721-734, 2002. https://www.researchgate.net/publication/3188260_Preliminary_Guidelines_for_Empirical_Research_in_Software_Engineering
KITCHENHAM, B.; BRERETON, O P.; BUDGEN, D.; TURNER, M.; BAILEY, J.; LINKMAN, S. Systematic literature reviews in software engineering – A systematic literature review. Information and Software Technology, v. 51, p. 7-15, 2009. DOI: 10.1016/j.infsof.2008.09.009
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2024.
LIU, C.; CHEN, J. C. H.; POON, C. Perception types of home buyers by Q methodology: a comparative study of Hong Kong, Taiwan and the USA. The Singapore Economic Review, v. 64, n. 1, 2019. DOI: 10.1142/S0217590817430093
MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 7ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2019.
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing - Metodologia, planejamento, execução e análise. 7ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2014. 386p.
NAHTIGAL, D.; GRUM, B. Segmentation and the value frame of buyers of residential apartments. Geodetski Vestnik, v. 59, n. 1, 2015. DOI: 10.15292/geodetski-vestnik.2015.01.071-101
NAVARRO-GALERA, A.; SÁNCHEZ-FERNÁNDEZ, J.; GONZÁLEZ-GONZÁLEZ, J. M.; DÍAZ-BRETONE, F. The Repercussions of Marriage Breakdowns on Housing Preferences: An Empirical Research Study in Spain. Journal of Comparative Family Studies, 2013. DOI: 10.3138/jcfs.44.1.17
O’BRYAN, D.; CLOW, K.; E. O’BRYAN, J.; KURTZ, D. An empirical study of the influence of demographic variables on the choice criteria for assisted living facilities. Health Marketing Quarterly, v. 14(2), 1996. DOI: 10.1300/J026v14n02_02
OSLAND, L. The importance of unobserved attributes in hedonic house price models. International Journal of Housing Markets and Analysis, v. 6, n. 1, p. 63-78, 2013. DOI: 10.1108/17538271311306020
PETTICREW, M. ROBERTS, Helen. Systematic Review in the Social Science – A practical Guide. Blackwell Publishing, 2006. 336p.
RIQUIER, C.; LUXTON, S.; SHARP, B. Probabilistic segmentation modelling. Journal of the Market Research Society, v. 39, n. 4, 1997. https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA20224454&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=00253618&p=AONE&sw=w&userGroupName=anon%7Ee00e40b6&aty=open-web-entry
RICHERS, R. O que é marketing. 15ª edição. Rio de Janeiro: Editora Brasiliense, 1994. 108p.
ROLBINA, E.; KHAMETOVA, N. Marketing basis for structure and turnover of retail and office center. Research Journal of Applied Sciences, 2016. DOI: 10.36478/rjasci.2016.1178.1183
ROY, R.; COCHRANE, S.P. Development of a customer focused strategy in speculative house building. Construction Management and Economics, p. 777-787,1999. DOI: 10.1080/014461999371114
SELIM, H. Determinants of house prices in Turkey: Hedonic regression versus artificial neural network. Expert Systems with Application, 2009. DOI: 10.1016/j.eswa.2008.01.044
SHARMA, R. A.; MURPHY, L. The housing experiences of Fijian migrants in Auckland. International Journal of Housing Markets and Analysis, v. 8, n. 3, p. 396 – 411, 2015. DOI: 10.1108/IJHMA-11-2014-0046
TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, v. 14, p. 207-222, 2003. DOI: 10.1111/1467-8551.00375
VAN ECK, N. J.; WALTMAN, L. Manual for VOSviewer version 1.6.16. Leiden: Univeristeit Leiden, v. 1, n. 1, p. 1-53, 2020.
VAN LIEROP, W. F. J.; NIJKAMP, P. Disaggregate residential choice models: A case study for the Netherlands. Scandinavian Housing & Planning Research, p. 133 – 151, 1991. DOI: 10.1080/02815739108730268
XU, T. Heterogeneity in housing attribute prices: A study of the interaction behaviour between property specifics, location coordinates and buyers’ characteristics. International Journal of Housing Markets and Analysis, v. 1, p. 166-181, 2008. http://dx.doi.org/10.1108/17538270810877781
YUI, Y. Purchases of condominiums by single women and their backgrounds in Tokyo: Housing problems for women. Geographical Review of Japan,v. 79, n. 12, p. 629 – 643, 2006. DOI: 10.4157/grj.79.12_629
ŹRÓBEK-RÓZANSKA, A. Students and the City: Student Rental Behaviour During COVID-19 in the Example University Town. Real Estate Management and Valuation, v. 30, n. 3, 2022. https://doi.org/10.2478/remav-2022-0024
ZWARTS, A.; COOLEN, H. The meaning of preferences for residential environment features: A case study among apartment dwellers in the Netherlands. Journal of Architectural and Planning Research, v. 23, n. 3, p. 200 - 215, 2006. Http://www.jstor.org/stable/43030772
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado