ABORDAGENS EM PESQUISAS MERCADOLÓGICAS NO MERCADO IMOBILIÁRIO - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa de mercado, Mercado imobiliário, Habitação, Revisão sistemática, Comportamento do consumidor

Resumo

A todos os agentes envolvidos interessam informações confiáveis e sistematizadas que auxiliem na melhor absorção dos produtos do mercado imobiliário pelos consumidores. Para tal, pesquisas de mercado são um caminho frequentemente utilizado para maior compreensão das forças que regem o mercado. A assertividade da definição da fonte de dados e do método a ser utilizado considerando a questão que se busca responder, além da cuidadosa elaboração do instrumento de coleta, se mostram fundamentais para a qualidade do resultado esperado. Assim, por meio de um Revisão Sistemática da Literatura, este estudo tem por objetivo compreender quais tipos, fontes de dados e técnicas de coleta são usados nas pesquisas de mercado com clientes e usuários no mercado imobiliário, e para quais objetivos. Os resultados obtidos indicam que o uso de dados secundários nestas pesquisas é mais recente, e mais frequente quando há o objetivo de avaliar formação dos preços de imóveis, enquanto dados primários são mais utilizados para a compreensão de preferências e demandas e de processos de decisão – se utilizando, para isso, com mais frequência de questionários e entrevistas, respectivamente. Além disso, variam também os tipos de características consideradas no processo a depender do objetivo da pesquisa de mercado em questão.

Biografia do Autor

Larissa Santos Brito, Universidade Federal de Goiás

Mestrado em Mestrado em Geotecnia e Construção Civil (Conceito CAPES 4) pela Universidade Federal de Goiás, Brasil(2021) Sócia do Brito e Campos Assessoria

Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2004)
Professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás 

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Publicado

31-08-2025

Edição

Seção

Artigos