Relação individuo e sociedade: a mediação das instituições
Palavras-chave:
grupos, instituições, dinâmica, psicologia socialResumo
A relação entre individuo e sociedade é mediada pelos grupos que se constituem nas instituições. Desse modo, a primeira instância de sociabilidade humana são grupos como a família, a religião e a escola. Este artigo pretende entender a dinâmica existente na relação entre sujeito e grupos e ainda como estes se relacionam com as instituições sociais. Será compreendido, também, o conceito de maiorias e minorias psicológicas e ainda a realização da tarefa ou sua impossibilidade pela pré-tarefa e os tipos de grupos. Para isso, autores da psicologia social como Kurt Lewin e Pichon Riviere, dentre outros, serão abordados para auxiliar na compreensão das relações socias mediadas pelos grupos. Esses autores ajudam a perceber o quanto a relação entre individuo e sociedade é complexa e entendê-la é fundamental para trabalhar no âmbito das relações humanas como um todo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado