AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS PELOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE INHUMAS, GOIÁS

Autores

  • Vagniton Amelio Souza Universidade Federal de Goiás
  • Débora Cristina Silva Lima Universidade Federal de Goiás
  • Camila Regina Vale Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

ensino de biologia, espécies vegetais, uso tradicional, plantas medicinais, etnobotânica.

Resumo

O uso de plantas como recurso terapêutico é uma das práticas mais antigas empregadas para a cura de várias doenças. Apesar do seu amplo uso a maioria das espécies ainda não foram avaliadas quanto as suas propriedades químicas e farmacológicas. Diante desses pressupostos, esta pesquisa objetivou avaliar o conhecimento etnobotânico sobre plantas medicinais dos alunos do ensino médio de um colégio estadual em Inhumas-Goiás. Durante a pesquisa foi aplicado um questionário para determinar o conhecimento dos alunos em relação às plantas medicinais e a partir dos resultados foi ministrada uma palestra informativa para a comunidade escolar. Para isso foram empregadas as seguintes estratégias: aplicação de questionário, análise dos dados, devolutiva com palestra e entrega de material explicativo empregando levantamento de propriedades tóxicas, genotóxicas e formas de uso das espécies medicinais mais utilizadas pela comunidade escolar. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos do ensino médio têm pouco conhecimento acerca de plantas medicinais, citando poucas espécies e desconheciam formas diversas de cultivo e uso. Além disso, nossos dados revelaram que a pouca idade pode influenciar na aquisição de conhecimentos tradicionais e o fato de serem alunos de ensino médio em tempo integral, pois passam pouco tempo com a família, podendo interferir na aquisição de informações sobre uso e do cultivo de plantas. A palestra foi ministrada pelo pesquisador, permitiu que os educandos percebessem que conhecer as plantas medicinais é importante para a formação escolar, principalmente por associar o conhecimento prático ao teórico ministrado em sala de aula.

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Artigos