AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DA ESTAÇÃO JAIME CÂMARA DE GOIÂNIA - GO POR MEIO DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Microbiologia, Saneamento, Saúde PúblicaResumo
A água potável é assim denominada por não conter microrganismos patogênicos, devendo estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal. Estima-se que, atualmente, um bilhão de pessoas necessitem de acesso ao abastecimento de água potável e suficiente. A falta de saneamento é um dos principais fatores responsáveis pela contaminação da água, representando um dos maiores riscos à Saúde Pública, pois pode transmitir inúmeras enfermidades a população. Uma das principais vias de contaminação dos agentes infecciosos é a água contaminada que por sua vez acarreta várias doenças, como febre tifoide, poliomielite, hepatites A e B e as doenças diarreicas. A princípio nosso objetivo central foi avaliar o processo de tratamento da água do Ribeirão João Leite na Estação Jaime Câmara sob a operação da concessionária SANEAGO/SA em Goiânia, Goiás, Brasil, tendo como princípio análises microbiológicas para coliformes totais e Escherichia coli. Foram coletadas 4032 amostras das quais 520 foram efetuadas na saída do tratamento e 3.512 na rede distribuição. As análises microbiológicas foram realizadas pelos Métodos dos Tubos Múltiplos e do Método do Substrato Cromogênico, todos os dados foram submetidos à testes estatísticos utilizando o programa Exel. Os resultados das análises se mostraram dentro dos padrões atendendo de forma satisfatória os parâmetros da portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde que dispões sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado