RECUPERAÇÃO DE DUAS NASCENTES DO RIO URU PARA AUMENTO DE VAZÃO PARA ABASTECIMENTO RURAL, NO MUNICÍPIO DA CIDADE DE GOIÁS - GO
Palavras-chave:
Água, consumo, proteção.Resumo
O afloramento da água subterrânea na superfície pode ser denominado como nascente. A partir do momento em que a emersão da água subterrânea acontece, muitas são as formas de contaminação da água que acaba de brotar, na maioria das vezes, oriundas de atividades antrópicas. Essas atividades má efetuadas pode causar o assoreamento das nascentes, fazendo com que o volume de água diminua, ou até mesmo acabe. Diante disso, a recuperação e proteção da nascente, é a principal forma de se ter água de qualidade e quantidade apropriada para o consumo. O objetivo deste trabalho foi descrever como será realizada a recuperação da nascente, levantando informações que demostrem a eficiência da realização da recuperação da nascente, utilizando-as para avaliar a eficiência do aumento da vazão para abastecimento rural. Neste estudo, selecionaram-se duas nascentes de um afluente do rio Uru, na zona rural no muniípio da Cidade de Goiás, no Estado de Goiás. As nascentes ficam em diferentes pontos, porém, na mesma fazenda. Os dados foram coletados através de visitas aos locais onde se localizam as nascentes, através da medição de vazão. O método escolhido para fazer essa medição, foi o volumétrico por se tratar de pequenas vazões. Já o modelo para a realização da recuperação da nascente, foi o de Caxambu, desenvolvido em Santa Catarina. A eficiência dos processos de recuperação das nascentes, foi de 50%, onde em uma das nascentes o resultado esperado foi alcançado e na outra não foi possível ter um resultado positivo. Assim, pode-se concluir que o processo de recuperação de nascente possibilita a conservação da vegetação nativa e da nascente, melhorando a qualidade e a quantidade de água da propriedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado