ANÁLISE DAS PATOLOGIAS EM UMA EDIFICAÇÃO UNIFAMILIAR DEVIDO A RECALQUES DIFERENCIAIS
Palavras-chave:
Fundação. Interação solo-estrutura. Patologias. Recalque diferencial.Resumo
A identificação e o acompanhamento de problemas patológicos em uma edificação são essenciais para se obter um melhor desempenho, durabilidade e segurança da mesma. Dentre as causas de patologias em uma edificação, pode-se destacar às originadas do recalque diferencial. Ao se inserir carga em uma fundação, automaticamente, ela irá sofrer recalque, independente do solo, a questão é o tempo com que esse recalque irá se manifestar. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi a realização de uma análise de uma edificação na cidade de Ceres "“ GO, mostrando as principais manifestações decorrentes do recalque diferencial de fundações, e apresentando as causas para tal ocorrência, baseando-se em um levantamento bibliográfico de casos semelhantes. Para tanto, utilizou-se a estrutura básica proposta por Lichtenstein (1986), onde o autor divide a forma de atuação prática em 3 etapas, que são: o levantamento de subsídios, o diagnóstico da situação e a definição da conduta. Após a análise, chegou-se à conclusão da extrema importância da investigação do solo e da interação solo-estrutura. Além disso, o monitoramento de um profissional qualificado é essencial para garantir um melhor desempenho e durabilidade estrutural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado