O EXERCÍCIO FÍSICO COMO MEDIDA NÃO-FARMACOLÓGICA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA
Palavras-chave:
Exerício físico, Infância, Adolescência, Obesidade, Emagrecimento.Resumo
A obesidade pode ser definida como o acúmulo excessivo de tecido adiposo em relação à massa corporal magra, consequente de um desequilíbrio entre o consumo e gasto calórico ou, secundária a uma doença e tem afetado continuamente crianças e jovens. Sendo o exerício físico é uma das formas de tratamento da obesidade, este estudo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática sobre pesquisa que relacionem a obesidade em crianças e adolescentes e a prática de exerício físico. Buscou-se por estudos que apresentassem o tratamento da obesidade alienado a exerícios físicos. Foram selecionados como descritores exerício físico (A), tratamento (B) e obesidade (C), obtendo as combinações A+B, A+C, A+B+C que resultou em 5 artigos para revisão. Foi verificado que o exerício físico aliado à orientação nutricional reduz diversos fatores ligados a obesidade além de melhora na qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado