FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Juliana Dutra

Resumo


Este artigo objetiva refletir sobre a situação da Formação de Professores na realidade educacional brasileira. Falar sobre a formação de professores no Brasil é falar de algo tão antigo quanto atual. A formação inicial de professores no Brasil evidencia a importância de sua profissionalização e, consequentemente, uma reflexão do seu papel no contexto atual da escola. Com isso, pode-se afirmar que, nos últimos anos, a formação de professores tornou-se uma temática central nas discussões no cenário acadêmico brasileiro. Fazem-se necessárias mudanças significativas nas exigências da formação e no papel do professor. O cenário atual aponta a necessidade de, além de pensar a formação de dentro da profissão, é preciso organizá-la a partir de programas de desenvolvimento profissional docente e a reconstrução do espaço acadêmico, articulando-a ao debate sociopolítico da educação. Assim, o presente artigo apresenta uma síntese histórica da evolução da formação docente no Brasil, perpassando pelo ensino na colônia, o ensino Normal, Magistério e a licenciatura, bem como a situação atual frente à nova LDB 9.394/96, para discutir a formação de professores na atualidade. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, a partir da produção científica publicada em livros da área educacional. Na história brasileira, as políticas sobre formação de professores evidenciam sucessivas mudanças e reformas, contudo ainda não estabeleceram um padrão consistente de preparação docente para resolver os problemas enfrentados pela educação escolar, o que assinala a necessidade de estudar e investir neste tema.

Palavras-chave


Formação de professores; pedagogia; história da educação.

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Anuário de Produções Acadêmico-Científicas dos Discentes do Centro Universitário Araguaia - ISSN 2238-6378