A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NAS INSTITUIÇÕES: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES

Seligia Miranda Campos, Kênia Ribeiro Silva

Resumo


Esta pesquisa bibliográfica trata da temática Psicopedagógica com ênfase na Psicopedagogia Institucional com atuação do Psicopedagogo no campo organizacional. Ressalta-se as contribuições desta área no que refere à aprendizagem humana em seus diferentes contextos seja na escola, na empresa na sociedade em geral. Relata ainda os desafios que fazem parte da práxis do psicopedagogo. O artigo se desenvolveu com base em estudos fundamentados em importantes teóricos da Psicopedagogia, entre eles: Bossa (2011), Porto (2009), Fernández, (1991) Costa, Fagali, (1993) Porto (2009), Chiavenato (2010), Chamat (2004) Vigotski (1994) entre outros. Esta pesquisa permitiu a percepção da afirmação da Psicopedagogia desde o início de seu processo histórico, como área que lida com a aprendizagem humana de forma interdisciplinar, autônoma, dinâmica e eficaz com suas ferramentas próprias de atuação agregando valores, ética e qualidade de vida das pessoas, sobretudo, dos jovens e adultos em empresas. Permitiu ainda atentar para os desafios da necessidade de constante atualização de estudos e pesquisas para que o psicopedagogo atue satisfatoriamente, buscando inovar os estudos acerca do processo de ensino e aprendizagem.


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Vol2-1-art-5

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