MOTIVOS QUE LEVAM O TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL A DEIXAR DE USAR OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Resumo
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI"™s) constituem barreiras de proteção do trabalhador contra riscos ocupacionais. Assim como em outros setores industriais, na construção civil um dos grandes desafios da segurança do trabalho é a conscientização dos trabalhadores quanto ao uso efetivo desses equipamentos. Este estudo busca identificar os principais motivos que levam os trabalhadores da construção civil a deixarem de usar os EPI"™s durante o desempenho do trabalho. Para o desenvolvimento do estudo, aplicou-se um questionário com 28 trabalhadores, em uma empresa da construção civil situada na cidade de Rio Quente-GO. Os dados foram sumarizados por meio de estatística descritiva. Os resultados apontam que os trabalhadores reconhecem a importância do uso adequado dos EPI"™s, mas, em algumas situações, deixam de utilizá-los por atrapalharem a execução do trabalho ou pelo desconforto oferecido. Assim, o uso efetivo e adequado dos EPI"™s pode estar relacionado, principalmente, a aspectos como qualidade e ergonomia do equipamento e cultura prevencionista da empresa, destacando-se treinamento e conscientização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Interdisciplinar de Pós-graduação da UniAraguaia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados serão transferidos à REINPG, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fonte. No caso de aceitação e antes da publicação do artigo, o(s) autor(es) deverá(ão) redigir uma declaração transferindo formalmente os direitos autorais à revista.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REINPG.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.