ESCOLAS CRIATIVAS: (RE)SIGNIFICANDO A PRÁXIS EDUCATIVA
Palavras-chave:
práxis educativa, escola criativa, interdisciplinaridade.Resumo
A escola constitui-se enquanto uma instituição social com a função de auxiliar a criança no processo de integração à sociedade por meio do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando o conhecimento historicamente acumulado pelo homem, com vista à transformação social. Assim, dialogamos neste texto sobre a urgência de uma educação que considere o sujeito social na sua inteireza, emoção e cognição juntas, com vista a uma formação compromissada com a transformação humana. Dado o exposto, este trabalho questiona: Em que concepção de educação a práxis educativa das instituições escolares tem se ancorado? E ainda, há espaço para uma escola criativa? Assim, objetivamos (re)pensar a prática pedagógica materializada nas instituições escolares brasileiras, com vista, a vislumbrar a natureza de uma Escola Criativa. Portanto, desenvolvemos um trabalho de natureza qualitativa, mediante um estudo bibliográfico. No transcorrer da investigação que realizamos, conseguimos perceber que muitas instituições escolares ainda não conseguiram romper totalmente com uma educação tradicional, sendo que para essas cumprir horários e regras vale mais que criar, inventar, pintar, dançar, investigar e se fazer protagonista da construção do seu conhecimento. Porém, concluímos defendendo o tempo-espaço das escolas criativas, afinal há lugar para elas, ou mesmo precisamos de instituições fundadas nessa concepção para a materialização da transformação social. Nesse viés, apresentamos a Rede Internacional Escola Criativa - RIEC como força motriz para apoiar a escola que anseia pela ruptura com uma educação tradicional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado