ESCOLAS CRIATIVAS: (RE)SIGNIFICANDO A PRÁXIS EDUCATIVA

Autores/as

  • Elciene Borges da Silva Moreno Centro Universitário Araguaia
  • José Firmino de Oliveira Neto Centro Universitário Araguaia.

Palabras clave:

práxis educativa, escola criativa, interdisciplinaridade.

Resumen

A escola constitui-se enquanto uma instituição social com a função de auxiliar a criança no processo de integração à sociedade por meio do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando o conhecimento historicamente acumulado pelo homem, com vista à transformação social. Assim, dialogamos neste texto sobre a urgência de uma educação que considere o sujeito social na sua inteireza, emoção e cognição juntas, com vista a uma formação compromissada com a transformação humana. Dado o exposto, este trabalho questiona: Em que concepção de educação a práxis educativa das instituições escolares tem se ancorado? E ainda, há espaço para uma escola criativa? Assim, objetivamos (re)pensar a prática pedagógica materializada nas instituições escolares brasileiras, com vista, a vislumbrar a natureza de uma Escola Criativa. Portanto, desenvolvemos um trabalho de natureza qualitativa, mediante um estudo bibliográfico. No transcorrer da investigação que realizamos, conseguimos perceber que muitas instituições escolares ainda não conseguiram romper totalmente com uma educação tradicional, sendo que para essas cumprir horários e regras vale mais que criar, inventar, pintar, dançar, investigar e se fazer protagonista da construção do seu conhecimento. Porém, concluímos defendendo o tempo-espaço das escolas criativas, afinal há lugar para elas, ou mesmo precisamos de instituições fundadas nessa concepção para a materialização da transformação social. Nesse viés, apresentamos a Rede Internacional Escola Criativa - RIEC como força motriz para apoiar a escola que anseia pela ruptura com uma educação tradicional.

Biografía del autor/a

Elciene Borges da Silva Moreno, Centro Universitário Araguaia

Pedagogoa pelo Centro Universitário Araguaia.

José Firmino de Oliveira Neto, Centro Universitário Araguaia.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG), especialista em Formação em Educação à Distância pela Universidade Paulista (Unip) e graduado em Ciências Biológicas (2013) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Pedagogia (2013) pela Unip. Foi professor substituto do Instituto de Ciências Biológicas da UFG e atualmente é professor/Pedagogo da Rede Municipal de Educação de Goiânia e do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia). Tem experiência em Educação, com enfoque no currículo escolar, formação de professores e movimentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia nos diferentes níveis de ensino. Participa da pesquisa -O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, 2009/2014-, vinculado à Rede de Pesquisadores sobre professores no Centro-oeste (Redecentro). É membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4.

Publicado

2022-05-13

Número

Sección

Artigos