RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O TEMPOESPAÇO DAS BRINCADEIRAS

Autores

  • Luana Maurren Conte Silva Centro Universitário Araguaia
  • José Firmino de Oliveira Neto Centro Universitário Araguaia.

Palavras-chave:

Gênero, Educação Infantil, Brincadeiras.

Resumo

O presente trabalho apresenta como foco de reflexão as questões de gênero no contexto da Educação Infantil (EI), sobretudo no tempoespaço das brincadeiras. Nesse sentido, objetivamos apreender as dinâmicas de gênero no contexto das brincadeiras na EI. A pesquisa ocorreu mediante uma abordagem de pesquisa qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. Gênero é um elemento constitutivo das relações sociais fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos, que fornece um meio de decodificar o significado e de compreender as complexas conexões entre as várias formas de interação humana. As discussões acerca das questões de gênero têm avançado na sociedade nos últimos anos, sendo então tomadas como pauta no universo da escola, o que inclui a EI. A vida cotidiana da EI, em diferentes momentos e de distintas formas, faz emergir as relações de gênero, quer seja na presença de professores do sexo masculino nas instituições; no momento do banho, ou mesmo no brincar, no qual crianças e professores acabam por reiterar uma concepção de sociedade. Por fim, ressaltamos a importância de evidenciarmos discussões no campo de gênero na EI, com vista a (re)construção de crianças e professores outros, quer seja, que se percebam na diversidade do mundo e respeitem todas as formas de manifestação social.

Biografia do Autor

Luana Maurren Conte Silva, Centro Universitário Araguaia

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Araguaia.

José Firmino de Oliveira Neto, Centro Universitário Araguaia.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG), especialista em Formação em Educação à Distância pela Universidade Paulista (Unip) e graduado em Ciências Biológicas (2013) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Pedagogia (2013) pela Unip. Foi professor substituto do Instituto de Ciências Biológicas da UFG e atualmente é professor/Pedagogo da Rede Municipal de Educação de Goiânia e do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia). Tem experiência em Educação, com enfoque no currículo escolar, formação de professores e movimentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia nos diferentes níveis de ensino. Participa da pesquisa -O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, 2009/2014-, vinculado à Rede de Pesquisadores sobre professores no Centro-oeste (Redecentro). É membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4.

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Publicado

2022-05-13

Edição

Seção

Artigos