RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O TEMPOESPAÇO DAS BRINCADEIRAS

Luana Maurren Conte Silva, José Firmino de Oliveira Neto

Resumo


O presente trabalho apresenta como foco de reflexão as questões de gênero no contexto da Educação Infantil (EI), sobretudo no tempoespaço das brincadeiras. Nesse sentido, objetivamos apreender as dinâmicas de gênero no contexto das brincadeiras na EI. A pesquisa ocorreu mediante uma abordagem de pesquisa qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. Gênero é um elemento constitutivo das relações sociais fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos, que fornece um meio de decodificar o significado e de compreender as complexas conexões entre as várias formas de interação humana. As discussões acerca das questões de gênero têm avançado na sociedade nos últimos anos, sendo então tomadas como pauta no universo da escola, o que inclui a EI. A vida cotidiana da EI, em diferentes momentos e de distintas formas, faz emergir as relações de gênero, quer seja na presença de professores do sexo masculino nas instituições; no momento do banho, ou mesmo no brincar, no qual crianças e professores acabam por reiterar uma concepção de sociedade. Por fim, ressaltamos a importância de evidenciarmos discussões no campo de gênero na EI, com vista a (re)construção de crianças e professores outros, quer seja, que se percebam na diversidade do mundo e respeitem todas as formas de manifestação social.


Palavras-chave


Gênero; Educação Infantil; Brincadeiras.

Texto completo:

VOL17-1-ART-6


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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