LITERATURA AFRO-BRASILEIRA PARA CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TECENDO CAMINHOS PARA PENSAR IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS

Suelane Madalena dos Santos, José Firmino de Oliveira Neto

Resumo


O presente trabalho objetiva (re)pensar criticamente o papel da literatura afro-brasileira no contexto da Educação Infantil (EI). Assim, desenvolvemos um trabalho de natureza qualitativa, mediante um estudo bibliográfico, quer seja um exerício de reflexão crítica acerca da temática de estudo a partir do enlace de ponderações de autores do campo da EI e da Literatura Infantil. A literatura tem um papel primordial na (re)construção psicossocial da criança, posto que retrata a realidade social e a diversidade cultural de um povo, através dela as crianças podem descobrir novos horizontes e maneiras de ser-estar no mundo. Portanto, empreendemos reflexões relevantes que favorecem o combate ao preconceito e corroboram para a construção da identidade da criança negra, por meio da análise do livro infantil "Princesa Arabela Mimada, que só ela!". As histórias infantis podem revelar descobertas fundamentais pouco conhecidas como as princesas negras. Dessa maneira, a literatura afro-brasileira tem importância significativa para a EI, etapa que abrange crianças de 0 a 6 anos de idade, sendo primordial na construção e no desenvolvimento da identidade pessoal da criança negra e não negra.


Palavras-chave


Literatura Infantil, Literatura Afro-brasileira, Educação Infantil.

Texto completo:

VOL17-2-ART-2


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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