LITERATURA AFRO-BRASILEIRA PARA CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TECENDO CAMINHOS PARA PENSAR IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS
Palavras-chave:
Literatura Infantil, Literatura Afro-brasileira, Educação Infantil.Resumo
O presente trabalho objetiva (re)pensar criticamente o papel da literatura afro-brasileira no contexto da Educação Infantil (EI). Assim, desenvolvemos um trabalho de natureza qualitativa, mediante um estudo bibliográfico, quer seja um exerício de reflexão crítica acerca da temática de estudo a partir do enlace de ponderações de autores do campo da EI e da Literatura Infantil. A literatura tem um papel primordial na (re)construção psicossocial da criança, posto que retrata a realidade social e a diversidade cultural de um povo, através dela as crianças podem descobrir novos horizontes e maneiras de ser-estar no mundo. Portanto, empreendemos reflexões relevantes que favorecem o combate ao preconceito e corroboram para a construção da identidade da criança negra, por meio da análise do livro infantil "Princesa Arabela Mimada, que só ela!". As histórias infantis podem revelar descobertas fundamentais pouco conhecidas como as princesas negras. Dessa maneira, a literatura afro-brasileira tem importância significativa para a EI, etapa que abrange crianças de 0 a 6 anos de idade, sendo primordial na construção e no desenvolvimento da identidade pessoal da criança negra e não negra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado