O TRABALHO DOCENTE NA CIDADE DE SÃO BORJA-RS: ANÁLISE DE INDICADORES EDUCACIONAIS

Autores

  • Mitiele Spindola Ribeiro Universidade Federal do Pampa - São Borja-RS
  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa, Campus de São Borja
  • Yáscara Michele Neves Koga Universidade Federal do Pampa - São Borja-RS

Palavras-chave:

Trabalho docente. São Borja. Indicadores educacionais

Resumo

O trabalho docente sofre com os impactos sociais, econômicos e políticos gerados pelas transformações ocorridas na sociedade e essas repercussões muitas vezes intensificam a precarização do trabalho do professorado. Diante disso, este texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objeto de investigação a condição do trabalho docente na cidade de São Borja por meio de análise de indicadores de esforço docente (INEP). A contextualização e discussão tem como fundamentação teórica as obras de Charlot (2013), Nóvoa (1999), Saviani (2013), Gentili (1996), Bourdieu (1998), Perrenoud (2001), Gatti (2010), Imbérnon (2000), entre outros. Relativo à metodologia foi utilizada a pesquisa quantitativa aplicando a técnica de análise de indicadores educacionais, especificamente o indicador de esforço docente elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep (2020). Em relação aos resultados, foi constatado que a maior parte dos docentes têm entre 50 e 400 alunos e atua em dois turnos, em uma ou duas escolas e em duas etapas.

Biografia do Autor

Mitiele Spindola Ribeiro, Universidade Federal do Pampa - São Borja-RS

Graduada em Ciências Humanas - Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa - São Borja-RS

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa, Campus de São Borja

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - São Borja-RS

Yáscara Michele Neves Koga, Universidade Federal do Pampa - São Borja-RS

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - São Borja-RS

Publicado

17-01-2023

Edição

Seção

Artigos