O TRABALHO DOCENTE NA CIDADE DE SÃO BORJA-RS: ANÁLISE DE INDICADORES EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Trabalho docente. São Borja. Indicadores educacionaisResumo
O trabalho docente sofre com os impactos sociais, econômicos e políticos gerados pelas transformações ocorridas na sociedade e essas repercussões muitas vezes intensificam a precarização do trabalho do professorado. Diante disso, este texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objeto de investigação a condição do trabalho docente na cidade de São Borja por meio de análise de indicadores de esforço docente (INEP). A contextualização e discussão tem como fundamentação teórica as obras de Charlot (2013), Nóvoa (1999), Saviani (2013), Gentili (1996), Bourdieu (1998), Perrenoud (2001), Gatti (2010), Imbérnon (2000), entre outros. Relativo à metodologia foi utilizada a pesquisa quantitativa aplicando a técnica de análise de indicadores educacionais, especificamente o indicador de esforço docente elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep (2020). Em relação aos resultados, foi constatado que a maior parte dos docentes têm entre 50 e 400 alunos e atua em dois turnos, em uma ou duas escolas e em duas etapas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado