EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS SOCIAIS SOB A ÓTICA DOS STAKEHOLDERS: UM ESTUDO DAS PERSPECTIVAS DE ESCALA, GOVERNANÇA E IMPACTO SOCIAL

Marcellus Silveira Curvello Lopes, Pedro Henrique Rodrigues de Sousa, Edgar Reyes Junior

Resumo


Diante de suas especificidades, os negócios sociais executam seus processos de forma distinta das organizações tradicionais, e criam soluções de longa duração que atendam as necessidades sociais ao mudar os relacionamentos, posições e regras entre os stakeholders envolvidos. Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo caracterizar o empreendimento social a partir das perspectivas Europeia, Americana e Países Emergentes. Metodologicamente, o estudo classifica-se como uma pesquisa descritiva, a partir do emprego da técnica de estudo de caso, com base em uma abordagem qualiquantitativa. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e triangulados através da análise de discursos derivados de entrevistas semiestruturadas. Identificou-se que o empreendimento social apresenta "Proposito do Negócio Social" e "Escala de Ações Sociais" vinculadas à Perspectiva dos Países Emergentes e "Modelo de Governança" e "Impacto Social" vinculados à Perspectiva Americana. O estudo identificou que as perspectivas não são excludentes; uma mesma organização pode apresentar aspectos que são adequadamente vinculados a diferentes perspectivas.


Palavras-chave


Negócio Social; Empreendedorismo Social; Administração

Texto completo:

VOL18-1-ART-7


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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