EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS SOCIAIS SOB A ÓTICA DOS STAKEHOLDERS: UM ESTUDO DAS PERSPECTIVAS DE ESCALA, GOVERNANÇA E IMPACTO SOCIAL

Autores

  • Marcellus Silveira Curvello Lopes Universidade de Brasília (UnB)
  • Pedro Henrique Rodrigues de Sousa Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa) Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0002-7208-6419
  • Edgar Reyes Junior Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Negócio Social, Empreendedorismo Social, Administração

Resumo

Diante de suas especificidades, os negócios sociais executam seus processos de forma distinta das organizações tradicionais, e criam soluções de longa duração que atendam as necessidades sociais ao mudar os relacionamentos, posições e regras entre os stakeholders envolvidos. Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo caracterizar o empreendimento social a partir das perspectivas Europeia, Americana e Países Emergentes. Metodologicamente, o estudo classifica-se como uma pesquisa descritiva, a partir do emprego da técnica de estudo de caso, com base em uma abordagem qualiquantitativa. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e triangulados através da análise de discursos derivados de entrevistas semiestruturadas. Identificou-se que o empreendimento social apresenta "Proposito do Negócio Social" e "Escala de Ações Sociais" vinculadas à Perspectiva dos Países Emergentes e "Modelo de Governança" e "Impacto Social" vinculados à Perspectiva Americana. O estudo identificou que as perspectivas não são excludentes; uma mesma organização pode apresentar aspectos que são adequadamente vinculados a diferentes perspectivas.

Biografia do Autor

Marcellus Silveira Curvello Lopes, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB

Pedro Henrique Rodrigues de Sousa, Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa) Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário Alves Faria. Seus interesses de pesquisa atuais estão nas áreas de inovação, estratégia e rede interorganizacional.

Edgar Reyes Junior, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor e Mestre em Administração pela Unisinos

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-24

Edição

Seção

Artigos