EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS SOCIAIS SOB A ÓTICA DOS STAKEHOLDERS: UM ESTUDO DAS PERSPECTIVAS DE ESCALA, GOVERNANÇA E IMPACTO SOCIAL
Palavras-chave:
Negócio Social, Empreendedorismo Social, AdministraçãoResumo
Diante de suas especificidades, os negócios sociais executam seus processos de forma distinta das organizações tradicionais, e criam soluções de longa duração que atendam as necessidades sociais ao mudar os relacionamentos, posições e regras entre os stakeholders envolvidos. Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo caracterizar o empreendimento social a partir das perspectivas Europeia, Americana e Países Emergentes. Metodologicamente, o estudo classifica-se como uma pesquisa descritiva, a partir do emprego da técnica de estudo de caso, com base em uma abordagem qualiquantitativa. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e triangulados através da análise de discursos derivados de entrevistas semiestruturadas. Identificou-se que o empreendimento social apresenta "Proposito do Negócio Social" e "Escala de Ações Sociais" vinculadas à Perspectiva dos Países Emergentes e "Modelo de Governança" e "Impacto Social" vinculados à Perspectiva Americana. O estudo identificou que as perspectivas não são excludentes; uma mesma organização pode apresentar aspectos que são adequadamente vinculados a diferentes perspectivas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado