SÍNDROME DE BURNOUT EM DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, NO CENÁRIO DA PÓS-PANDEMIA DA COVID-19

Celma Duque Ferreira, Gilberto Crispim, Gabriel Moreira Dantos

Resumo


A Síndrome de Burnout pode ser definida a partir de seus três principais sintomas: exaustão emocional, despersonalização, e redução do senso de conquista pessoal. O objetivo deste estudo é estimar a percepção da síndrome de burnout entre os discentes do curso de Ciências Contábeis numa IES pública no Estado de Goiás, tendo em vista o cenário pós-pandemia da COVID-19. A amostra do estudo consiste em 72 discentes, que representa uma taxa de resposta de 22,5% do curso. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário para medir a síndrome de burnout, sendo uma versão adaptada do MBI-SS (Maslach Burnout Inventory - Student Survey) - validado com base na realidade brasileira por Carlotto e Câmara (2006). Para as variáveis sociodemográficas, foi utilizado um questionário construído com a realidade dos discentes. Em relação aos scores de burnout, os resultados indicaram 18,4 (Alto) para Exaustão Emocional, 13,7 (Alto) para Despersonalização e 21,4 (Baixo) para Redução do Senso de Conquista Pessoal. Tais scores representam um valor conjunto de 53,5 (Burnout Moderado). Valores altos nos dois primeiros sintomas demonstram a presença da síndrome de burnout na amostra e, aliado ao valor baixo no terceiro sintoma, demonstra o atual desenvolvimento da síndrome dentro da amostra. Os resultados mostram grande parte da amostra afetada pela síndrome, ou seja, do total de 72 respondentes, 63 apresentam indícios da síndrome. Com isso, percebe-se a necessidade de políticas para prevenção e redução da síndrome de burnout nos discentes, através de metodologias de ensino e de aprendizagem adequadas.


Palavras-chave


síndrome de burnout, contabilidade, discentes, COVID-19.

Texto completo:

VOL18-2-ART-11


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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