SÍNDROME DE BURNOUT EM DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, NO CENÁRIO DA PÓS-PANDEMIA DA COVID-19
Palavras-chave:
síndrome de burnout, contabilidade, discentes, COVID-19.Resumo
A Síndrome de Burnout pode ser definida a partir de seus três principais sintomas: exaustão emocional, despersonalização, e redução do senso de conquista pessoal. O objetivo deste estudo é estimar a percepção da síndrome de burnout entre os discentes do curso de Ciências Contábeis numa IES pública no Estado de Goiás, tendo em vista o cenário pós-pandemia da COVID-19. A amostra do estudo consiste em 72 discentes, que representa uma taxa de resposta de 22,5% do curso. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário para medir a síndrome de burnout, sendo uma versão adaptada do MBI-SS (Maslach Burnout Inventory - Student Survey) - validado com base na realidade brasileira por Carlotto e Câmara (2006). Para as variáveis sociodemográficas, foi utilizado um questionário construído com a realidade dos discentes. Em relação aos scores de burnout, os resultados indicaram 18,4 (Alto) para Exaustão Emocional, 13,7 (Alto) para Despersonalização e 21,4 (Baixo) para Redução do Senso de Conquista Pessoal. Tais scores representam um valor conjunto de 53,5 (Burnout Moderado). Valores altos nos dois primeiros sintomas demonstram a presença da síndrome de burnout na amostra e, aliado ao valor baixo no terceiro sintoma, demonstra o atual desenvolvimento da síndrome dentro da amostra. Os resultados mostram grande parte da amostra afetada pela síndrome, ou seja, do total de 72 respondentes, 63 apresentam indícios da síndrome. Com isso, percebe-se a necessidade de políticas para prevenção e redução da síndrome de burnout nos discentes, através de metodologias de ensino e de aprendizagem adequadas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado