EVIDENCIA DE UM MODELO TEÓRICO SOBRE OS HÁBITOS DE RECICLAGEM A PARTIR DA DISPONIBILIDADE DE INFORMAÇÕES, SATISFAÇÃO COM O SERVIÇO PRESTADO E CONSCIÊNCIA DAS CONSEQUÊNCIAS INDIVIDUAIS EM FAMÍLIAS BRASILEIRAS RESIDENTES EM PORTUGAL
Palavras-chave:
Reciclagem. Hábitos de reciclagem. Atitude. Satisfação como o serviço prestado.Resumo
Em termos gerais, os programas de seleção, coleta, e reaproveitamento dos materiais recicláveis (plástico, metal e vidro) com êxito tem sua prioridade na conduta do cidadão, especificamente, no comportamento habitual de separação e descarte dos resíduos domésticos. Assim, teoricamente, há evidência de que os hábitos de reciclagem são mantidos a partir do desenvolvimento da consciência das consequências individuais ambientais, satisfação com o serviço prestado e disponibilidade de informações. O presente artigo tem por objetivo verificar a relação entre esses construtos e verificar o nível de associação entre os mesmos. Participaram do estudo 352 pessoas, todas brasileiras, residentes em Portugal, respondendo o índice de Autorrelato do Hábito, escala de consciência das consequências individuais ambientais, satisfação com o serviço prestado e disponibilidade de informações sobre a reciclagem, todas tendo sua resposta indicada numa escala do tipo Likert de cinco ponto. Nas análises estatísticas, observaram-se que todas as escalas revelaram indicadores psicométricos confiáveis quanto a sua organização fatorial. No que se refere ao modelo teórico propostos, a razão estatística esteve no intervalo exigido, confirmando a hipótese de um modelo hierárquico, o qual, sugere que a disponibilidade da informação se associou à consciência das consequências individuais ambientais, esta, por sua vez, satisfação com o serviço prestado, a qual, explicou os hábitos de reciclagem. Na análise de variância, os escores médios maiores ocorreu no efeito de interação na alta disponibilidade, alta consciência individual e alta satisfação com o serviço prestado em fundo dos hábitos de reciclagem, condição que corroborou o modelo teórico proposto.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado