PSICOMOTRICIDADE: UM ESTUDO SOBRE AÇÃO DE BRINCAR ATRAVÉS DO LÚDICO

Autores

  • Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias Centro Universitário Nossa Senhora Aparecida - Unifanap
  • Micaella Gomes Costa

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Brincadeiras, Educação Infantil.

Resumo

Este artigo científico foi desenvolvido por meio de fontes bibliográficas e pesquisa de campo, buscando entender como os autores tratam da Psicomotricidade, dos jogos e das brincadeiras através do lúdico. Os principais autores que referenciaram a pesquisa foram: Kishimoto (2003), Fonseca (2008, 2010), Almeida (2014), Falcão e Barreto (2009), Machado (2014), Lemos (2010), Santos e Costa (2015), Oliveira (2010), Velasco (1996), entre outros. Foi realizada uma entrevista semiestrutura com uma professora da Educação Infantil, que relata que as atividades psicomotoras, quando trabalhadas em sala de aula, auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Buscamos apresentar aqui a relação entre a psicomotricidade eas brincadeiras através do lúdico na Educação Infantil. Por meio do brincar, a criança explora seu mundo e, por meio da relação com o seu corpo, interage com o outro, tornando-se uma criança afetiva e despertando o seu lado imaginário. A ludicidade traz um novo contexto, uma nova forma de aprendizagem, novas experiências.

Biografia do Autor

Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias, Centro Universitário Nossa Senhora Aparecida - Unifanap

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente professora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Nossa Senhora Aparecida - FANAP e Psicopedagoga Clínica no Transformar Espaço Psicopedagógico e Pedagógico. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014). 

Micaella Gomes Costa

Pedagoga pelo Centro Universitário Nossa Senhora Aparecida - UniFANAP. Atuando como Pedagoga na rede privada da cidade de Aparecida de Goiânia.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Artigos