PRODUTIVIDADE E VALOR NUTRITIVO DE CAPIM PAREDÃO SOB DOSES DE ADUBAÇÃO POTÁSSICA E ALTURAS DE RESÍDUO
Palavras-chave:
crude protein, defoliation, forage, Panicum maximumResumo
A escolha da forrageira é um dos fatores importantes a se considerar nas áreas de pastagens, além de que seja responsiva a adubação para facilitar o manejo como é o caso de Panicum maximum (syn. Megathyrsus maximus). Com esse intuito, objetivou-se avaliar a produtividade e o valor nutritivo de capim Paredão sobre doses de adubação potássica e alturas de resíduo em experimento conduzido em casa de vegetação com delineamento experimental em blocos casualizados, esquema fatorial 5x3, sendo cinco doses de adubação potássica (0; 30; 60; 90 e 120 kg de K2O ha-1) que corresponderam a 0; 0,24; 0,48; 0,72 e 0,96 g de KCl /vaso, e três alturas de resíduo (5; 15 e 30 cm). Foram utilizados vasos com capacidade de 9 dm3, preenchidos com solo caracterizado como Cambissolo, coletado na camada de 0-20 cm de profundidade. As avaliações foram realizadas a cada 30 dias, determinando a altura de planta, número de folhas, número de perfilhos, massa seca, proteína bruta, fibra em detergente neutro e ácido. A altura de resíduo de 30 cm promove maior altura de planta, teor de proteína bruta e FDN, o que favorece a qualidade da forragem. Doses crescentes de potássio proporcionaram menor teor de proteína bruta. Recomenda-se a adubação do capim Paredão com doses de 88,62 kg de K2O ha-1 (7,69% de PB).
Palavras-chave: desfolhação; forragem; proteína bruta; Panicum maximum
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado