A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU SOBRE O NEOTECNICISMO PRESENTE NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva Chagas Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás https://orcid.org/0000-0001-7678-0793
  • Mikaelly Kananda de Lima Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás https://orcid.org/0009-0008-0472-4707
  • Rodrigo Ferreira Marinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Susana Gomes Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Joana Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás https://orcid.org/0000-0001-7488-8362

Palavras-chave:

Neotecnicismo, educação, BNCC

Resumo

Neste artigo apresentamos uma breve discussão sobre a percepção de estudantes de pós-graduação sobre a forma como o neotecnicismo se apresenta na educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem do tipo qualitativa nos termos de Lüdke e André (2013) e análise de conteúdo de Bardin (2016). Utilizamos entrevistas em forma de questionários, aplicados antes e depois da apresentação de um seminário para estudantes de mestrado e doutorado, cujo tema foi o neotecnicismo. Os resultados apontam que o neotecnicismo está camuflado nas políticas públicas de educação e que não é perceptível por todos. Concluímos ainda que, a compreensão da definição, dos exemplos práticos na escola, da noção de precarização do trabalho docente, de responsabilização, produtividade e resultados baseados em competências e habilidades de ensinar e aprender só foram percebidos depois do estudo e debates sobre o tema.

Biografia do Autor

Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás

Doutoranda do Programa Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí. Mestra em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação de Goiás (2018). Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFG (2015), Pedagogia pela UEG (2007), Psicopedagogia pela Uniead (2008). Servidora efetiva da rede pública municipal de Cezarina/GO, com experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, coordenação e orientação em cursos de formação continuada para professores. Pesquisadora na área de ensino por investigação para o ensino de ciências nos anos iniciais. Membro associada a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

Mikaelly Kananda de Lima Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2019). Tem experiência na área de Física, com ênfase em LICENCIATURA. Graduação em Licenciatura em Pedagogia, pela UNOPAR, desde (2022). PósGraduação Stricto Sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) em andamento desde 2022.

Rodrigo Ferreira Marinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Especialização em Educação a Distância pelo SENAC (2013) e Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal de Goiás (2015). Doutorando no Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí (2022 - atual). Atualmente é professor efetivo de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí. Tem experiência nas áreas de Ensino de Física, Educação à Distância e Novas Tecnologias, atuando principalmente nas áreas temáticas de Ensino de Física, Novas Tecnologias, Ensino a Distância, Experimentação para o ensino de Física, Softwares Educacionais e Produção de Materiais Didáticos.

Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação pela UFG. Especialista em Língua Portuguesa e Licenciada em Letras Modernas – Português/Inglês, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pela Fundação de Ensino Superior de Rio Verde-GO (FESURV). Especialista em Gestão de Turismo e Hotelaria pela Faculdade Cambury (Goiânia-GO). Professora titular do Instituto Federal de Goiás (IFG), com experiência na docência da Educação Básica e Superior, na modalidade de Educação Profissional, Licenciaturas e Pós-Graduação em Educação Lato e Stricto Sensu. Participa, como pesquisadora colaboradora, do Grupo de Pesquisa vinculado ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP) da UFG, na pesquisa sobre "A produção acadêmica sobre professores(as):estudo interinstitucional da Região Centro Oeste" e da REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) da Região Centro-Oeste. Atualmente é docente no Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do IFG-Câmpus Jataí e coordenadora da Editora IFG.

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Publicado

31-08-2025

Edição

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Artigos