PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA/PA

Autores

  • Adrya Alessandra Batista Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Pará - IFPA
  • Giovana Pereira dos Santos
  • Roberto Vilhena do Espírito Santo
  • Rayette Souza da Silva

Resumo

Este estudo investigou as práticas de Educação Ambiental e sustentabilidade na educação básica de uma escola municipal e teve como objetivo apresentar os resultados obtidos a partir da aplicação de práticas pedagógicas sustentáveis em turmas do 1° ano do ensino fundamental I, bem como os resultados das entrevistas realizadas com os docentes. A finalidade é compreender as percepções dos docentes em relação ao meio ambiente e como práticas significativas podem potencializar o aprendizado. O estudo foi dividido em duas etapas, realizadas de forma presencial, utilizando uma abordagem qualitativa. As atividades desenvolvidas demonstraram a importância das práticas pedagógicas no processo de aprendizagem, além de promover reflexões significativas ao longo das atividades. A pesquisa revelou que, apesar de alguns avanços, as políticas públicas socioambientais ainda não enfrentam de maneira satisfatória os principais desafios contemporâneos. Observou-se que, embora poucos docentes tenham formação específica na área, todos integraram aspectos ambientais em suas aulas. As atividades desenvolvidas com os alunos demonstraram um impacto positivo no entendimento e na relação deles com o meio ambiente, contudo, a ausência de projetos ambientais contínuos e integrados nas escolas representa uma lacuna significativa, o que destaca a necessidade urgente de políticas públicas articuladas com as políticas educacionais e a comunidade escolar para promover uma Educação Ambiental eficaz.

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Publicado

31-12-2024

Edição

Seção

Artigos