AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ–CAMPUS BELÉM

Autores

Resumo

O estudo tem o objetivo de analisar as contribuições do programa residência pedagógica-PRP na formação inicial do Pedagogo no Curso de Licenciatura plena em Pedagogia, do Instituto Federaldo Pará-IFPA. A partir de uma abordagem qualitativa, foi realizado um levantamento bibliográfico com os autores como André (2016), Pimenta (2012), Marx (2009), além de outros autores pertinentes à discussão do tema e uma análise documental que possibilitou compreender como o PRP se apresentou como uma estratégia para o aprimoramento da formação inicial dos professores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três estudantes-residentes e seus dados organizados a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (1977), por meio das quais se investigou as práticas educativas desenvolvidas na escola-campo do PRP e suas contribuições para a formação do futuro professor. Constatou-se que por meio da imersão no fazer docente proposto pelo programa, houve subsídios para a atuação do professor em formação posteriormente no mundo do trabalho. Dessa forma, o PRP se apresentou como uma importante estratégia para aprimorar a formação inicial dos professores com as orientações de como funciona a Educação Pública, por meio das vivências da experiência docente em sala de aula, ao promover a articulação teórico-prática, propiciar os saberes e a construção da identidade docente, estes fatores contribuem significativamentepara a Educação Superior brasileira.

Palavras-chave:Formação inicial; Práticas educativas; Programa Residência Pedagógica.

Biografia do Autor

Manueli Macedo, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

Licenciada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Delcilene Sanches Furtado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará/IFPA

Mestre em Educação e Cultura - PPGEDUC/UFPA, pela linha de pesquisa Educação Básica, Tecnologia e Movimentos Sociais (2017). Especialista em Gestão e Planejamento da Educação - UFPA (2012). Especialista em Educação Inclusiva no campo - UFPA (2019). Graduação em Pedagogia - UFPA (2005). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Belém, vinculada à Diretoria de Ensino, curso de Pedagogia. È Professora Orientadora de Estudo no sub-Projeto Pedagogia do Programa Residência Pedagógica - IFPA. É professora colaboradora no PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR/UFPA. È membro do Grupo de Pesquisa em Formação de professores: saberes e práticas educativas na Amazônia Paraense. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação - GEPTE -, Instituto de Ciências da Educação/UFPA; Associada à Associação Nacional de Pós Graduação em Pesquisa e Educação - ANPEd. Atuou como Especialista em Educação na Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará - SEDUC (2009-2019). Atuou como professora de Educação infantil e séries/anos iniciais do ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação do Município de Cametá-Pá - SEMED (2013-2019).

Downloads

Publicado

31-12-2024

Edição

Seção

Artigos