AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ–CAMPUS BELÉM
Resumen
O estudo tem o objetivo de analisar as contribuições do programa residência pedagógica-PRP na formação inicial do Pedagogo no Curso de Licenciatura plena em Pedagogia, do Instituto Federaldo Pará-IFPA. A partir de uma abordagem qualitativa, foi realizado um levantamento bibliográfico com os autores como André (2016), Pimenta (2012), Marx (2009), além de outros autores pertinentes à discussão do tema e uma análise documental que possibilitou compreender como o PRP se apresentou como uma estratégia para o aprimoramento da formação inicial dos professores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três estudantes-residentes e seus dados organizados a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (1977), por meio das quais se investigou as práticas educativas desenvolvidas na escola-campo do PRP e suas contribuições para a formação do futuro professor. Constatou-se que por meio da imersão no fazer docente proposto pelo programa, houve subsídios para a atuação do professor em formação posteriormente no mundo do trabalho. Dessa forma, o PRP se apresentou como uma importante estratégia para aprimorar a formação inicial dos professores com as orientações de como funciona a Educação Pública, por meio das vivências da experiência docente em sala de aula, ao promover a articulação teórico-prática, propiciar os saberes e a construção da identidade docente, estes fatores contribuem significativamentepara a Educação Superior brasileira.
Palavras-chave:Formação inicial; Práticas educativas; Programa Residência Pedagógica.
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