ANÁLISE COMPARATIVA DE EMISSÃO DE CO2 E PREÇO DE COMERCIALIZAÇÃO DE AGREGADOS NATURAIS E RECICLADOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA/GO

Autores

Resumo

Para o desenvolvimento da construção civil no país, há a necessidade de utilização de agregados naturais de boa qualidade. No entanto, a depender de sua finalidade, a disponibilidade e qualidade destes pode ser comparada à de um agregado reciclado. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa de agregados naturais e reciclados de duas empresas da região metropolitana de Goiânia-GO. Comparou-se a emissão de dióxido de carbono (CO2) na fase de transportes dos materiais e os dos preços de venda dos materiais reciclados e naturais. O estudo foi pautado na análise de dados coletados in loco por meio de visitas técnicas, em uma pedreira e uma usina de reciclagem, com posterior análise de vantagens e desvantagens de cada sistema produtivo. Foi possível identificar vantagens no processo produtivo de agregados reciclados, com preços mais competitivos, o que contribui com a sustentabilidade na indústria da construção civil.

Biografia do Autor

Emilly Lara Augusto Morais , Centro Universitário de Goiânia - Goiânia/GO

Engenheira Civil pelo Centro Universitário de Goiânia - Faculdades Objetivo

Guilherme Cintra Araujo , Centro Universitário de Goiânia - Goiânia/GO

Engenheiro Civil pelo Centro Universitário de Goiânia - Faculdades Objetivo

Sarah Pires de Araújo, Centro Universitário de Goiânia - Goiânia/GO

Engenheira Civil pelo Centro Universitário de Goiânia - Faculdades Objetivo

Weber Batista da Silva, Centro Universitário de Goiânia - Goiânia/GO

Engenheiro Civil pelo Centro Universitário de Goiânia - Faculdades Objetivo

Thomas Leonardo Marques de Castro Leal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2013), especialização em Segurança do Trabalho pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2015), Licenciado em Formação Pedagógica em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020) e Mestre em Ciências Ambientais (PPGCA) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2020). Trabalhou no Centro Universitário UniFG (2014-2022) como docente, lecionando disciplinas do ciclo báscio de Engenharia, como coordenador de curso de Engenharia Civil (2016-2017), coordenador do grupo de pesquisa em Geotecnia e Saneamento Ambiental (2018-2021) e pesquisador do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino (2014-2021). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Goiás, campus Goiânia e doutorando do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGDMA/UESC). Realiza pesquisas na área de logística reversa, gerenciamento de resíduos sólidos e avaliação social do ciclo de vida dos produtos.

Marcela Leão Domiciano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Engenheira Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2016) e Engenheira de Segurança do Trabalho pela Faculdade Araguaia (2022). Possui pós-graduação em Engenharia e Gerenciamento de Manutenção pela Universidade Cândido Mendes (2017) e mestrado em Geotecnia pela Universidade Federal de Goiás (2019). Atualmente, é doutoranda em Geotecnia pelo Programa de pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal de Goiás. Realiza pesquisas voltadas à  àrea de engenharia geotécnica com enfoque em fundações profundas, fundações especiais, resí­duos de construção e demolição reciclados e geossintéticos para emprego em estruturas de solo reforçados. Atuou como assistente no Crea-GO (2011/2022), como técnica na Saneago (2022/2023), como docente no Centro Universitário de Goiânia - Faculdades Objetivo - (2019/2023) e como coordenadora de cursos na Faculdade Pitágoras de Goiânia - Anhanguera Educacional - (2019/2021). Aprovada no concurso público para Gestor de Engenharia da Goinfra (2022) e para analista de engenharia da SEAD (2022). Atualmente, atua como professora efetiva no Instituto Federal de Goiás (IFG).

Downloads

Publicado

31-12-2024

Edição

Seção

Artigos