ANÁLISE COMPARATIVA DE EMISSÃO DE CO2 E PREÇO DE COMERCIALIZAÇÃO DE AGREGADOS NATURAIS E RECICLADOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA/GO
Resumo
Para o desenvolvimento da construção civil no país, há a necessidade de utilização de agregados naturais de boa qualidade. No entanto, a depender de sua finalidade, a disponibilidade e qualidade destes pode ser comparada à de um agregado reciclado. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa de agregados naturais e reciclados de duas empresas da região metropolitana de Goiânia-GO. Comparou-se a emissão de dióxido de carbono (CO2) na fase de transportes dos materiais e os dos preços de venda dos materiais reciclados e naturais. O estudo foi pautado na análise de dados coletados in loco por meio de visitas técnicas, em uma pedreira e uma usina de reciclagem, com posterior análise de vantagens e desvantagens de cada sistema produtivo. Foi possível identificar vantagens no processo produtivo de agregados reciclados, com preços mais competitivos, o que contribui com a sustentabilidade na indústria da construção civil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado