CONTRADIÇÕES DA MERITOCRACIA: ANÁLISE DE INDICADORES EDUCACIONAIS E SOCIAIS NO BRASIL
Resumo
Em tempos de crise econômica, aumento do desemprego, onde as desigualdades sociais se tornam mais evidentes, a meritocracia se torna um elemento central no discurso que mascara as disparidades econômicas e combate reformas estruturais na sociedade. Diante de tal contexto, este texto busca contribuir com reflexões que possam apontar alguns elementos contraditórios do discurso meritocrático. O texto resulta de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a relação entre indicadores econômicos e educacionais nos vinte e seis Estados brasileiros e Distrito Federal. Os resultados da análise demonstram que há uma grande relação entre rendimento escolar e realidade socioeconômica, questionando assim dois dos grandes pilares da meritocracia: a responsabilização e culpabilização do indivíduo pelo sucesso ou fracasso pessoal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado