CONTRADIÇÕES DA MERITOCRACIA: ANÁLISE DE INDICADORES EDUCACIONAIS E SOCIAIS NO BRASIL

Autores

  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa, Campus de São Borja
  • Fernanda Goulart Borges
  • Yáscara Koga

Resumo

Em tempos de crise econômica, aumento do desemprego, onde as desigualdades sociais se tornam mais evidentes, a meritocracia se torna um elemento central no discurso que mascara as disparidades econômicas e combate reformas estruturais na sociedade. Diante de tal contexto, este texto busca contribuir com reflexões que possam apontar alguns elementos contraditórios do discurso meritocrático. O texto resulta de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a relação entre indicadores econômicos e educacionais nos vinte e seis Estados brasileiros e Distrito Federal. Os resultados da análise demonstram que há uma grande relação entre rendimento escolar e realidade socioeconômica, questionando assim dois dos grandes pilares da meritocracia: a responsabilização e culpabilização do indivíduo pelo sucesso ou fracasso pessoal.

Biografia do Autor

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa, Campus de São Borja

Doutor em Educação. Graduado em Filosofia. Professor da Universidade Federal do Pampa na area das licenciaturas

Fernanda Goulart Borges

Direito da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA/RS

Yáscara Koga

Doutora em Educação e Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA/RS

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

Artigos