TDAH NA VIDA ADULTA: IMPLICAÇÕES DO DIAGNÓSTICO TARDIO
Resumo
O artigo aborda a importância do diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e os impactos do diagnóstico tardio na fase adulta, destacando suas possíveis implicações. O objetivo principal é identificar as consequências do diagnóstico tardio e seus efeitos na vida dos indivíduos, considerando os contextos em que estão inseridos. A metodologia baseou-se no referencial teórico de Bardin, utilizando análise de conteúdo a partir de uma revisão de literatura. Foram incluídos artigos relacionados ao tema, publicados nos últimos 10 anos, excluindo duplicados ou aqueles que não atendiam aos critérios estabelecidos pelas palavras-chave. Os resultados apontaram a escassez de estudos sobre o diagnóstico tardio e seus impactos, mas evidenciaram dificuldades significativas no âmbito social e profissional enfrentadas por esses indivíduos. Observou-se também a carência de apoio e a necessidade de trabalhar a inclusão. Conclui-se que é essencial disseminar informações precisas sobre o TDAH e incentivar a busca por ajuda, promovendo maior qualidade de vida aos indivíduos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado