AVALIAÇÃO DO ENSAIO DE DUPLO FENDILHAMENTO PARA CARACTERIZAÇÃO À TRAÇÃO DE UM CONCRETO DE ALTA RESISTÊNCIA REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO
Resumo
O ensaio de fendilhamento de corpo de prova com duplo corte em cunha, ou ensaio de duplo fendilhamento, é um típico ensaio de tração indireta. Neste ensaio, um plano do corpo de prova está submetido a um campo de tensões de tração aproximadamente constante, diferentemente do campo de tensões no ensaio de flexão em corpo de prova prismático utilizado para avaliar a tenacidade à tração do concreto fibroso. O objetivo deste trabalho é obter uma geometria adequada do corpo de prova para o ensaio de duplo fendilhamento que permita obter a resposta pós-pico de um concreto de ultra alto desempenho reforçado com fibras (UHPFRC), utilizando uma máquina de ensaio eletromecânica. Com a geometria definida, foi analisada a influência de dois tipos de fibras de aço no comportamento à tração de um UHPFRC. Concluiu-se que o ensaio de duplo fendilhamento é viável para a caracterização à tração do UHPFRC, desde que a geometria do corpo de prova seja adequadamente definida para garantir que a ruptura ocorra no plano de fendilhamento. Além disso, identificou-se grande influência do diâmetro da fibra de aço no comportamento pós-pico do UHPFRC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado