AVALIAÇÃO DO ENSAIO DE DUPLO FENDILHAMENTO PARA CARACTERIZAÇÃO À TRAÇÃO DE UM CONCRETO DE ALTA RESISTÊNCIA REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO

Autores

  • Erlucivânia Bueno Silva Universidade Federal de Goiás
  • Kleber Silva Peixoto Universidade Federal De Goiás
  • Daniel de Lima Araújo Universidade Federal de Goiás

Resumo

O ensaio de fendilhamento de corpo de prova com duplo corte em cunha, ou ensaio de duplo fendilhamento, é um típico ensaio de tração indireta. Neste ensaio, um plano do corpo de prova está submetido a um campo de tensões de tração aproximadamente constante, diferentemente do campo de tensões no ensaio de flexão em corpo de prova prismático utilizado para avaliar a tenacidade à tração do concreto fibroso. O objetivo deste trabalho é obter uma geometria adequada do corpo de prova para o ensaio de duplo fendilhamento que permita obter a resposta pós-pico de um concreto de ultra alto desempenho reforçado com fibras (UHPFRC), utilizando uma máquina de ensaio eletromecânica. Com a geometria definida, foi analisada a influência de dois tipos de fibras de aço no comportamento à tração de um UHPFRC. Concluiu-se que o ensaio de duplo fendilhamento é viável para a caracterização à tração do UHPFRC, desde que a geometria do corpo de prova seja adequadamente definida para garantir que a ruptura ocorra no plano de fendilhamento. Além disso, identificou-se grande influência do diâmetro da fibra de aço no comportamento pós-pico do UHPFRC.

Biografia do Autor

Erlucivânia Bueno Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013) e mestrado em Mestrado Estruturas e Materiais pela Universidade Federal de Goiás (2016). Doutorando em Estruturas e Materiais pela Universidade Federal de Goiá. Atualmente é professora da Faculdade Unida de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas.

Daniel de Lima Araújo, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (1992), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) também pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPGGECON) da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

 

Publicado

31-12-2024

Edição

Seção

Artigos