PRODUCTIVITY AND NUTRITIVE VALUE OF UROCHLOA BRIZANTHA UNDER WATER SATURATION LEVELS
Resumo
A disponibilidade hídrica no solo pode alterar as características produtivas e qualitativas do pasto, entretanto, a magnitude da resposta pode ser diferente entre cultivares. Diante disso, objetivou-se avaliar a produtividade e qualidade de cultivares Urochloa brizantha submetidos a diferentes níveis de saturação hídrica. O experimento foi realizado em casa de vegetação com vasos de 8 dm³ de solo, utilizando como substrato o Cambissolo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial 4x5, sendo quatro cultivares: Marandu, Xaraés, Piatã e Paiaguás e cinco níveis de saturação hídrica (NSH): 20; 40; 60; 80 e 100% da capacidade máxima de retenção de água no solo, com quatro repetições. Os capins foram semeados diretamente nos vasos. Após 30 dias foi realizado o corte de uniformização e aplicado os níveis de saturação hídrica. 40 dias após o corte de uniformização, foi coletado o material vegetal para determinação da massa seca da parte aérea e das características bromatológicas. Os dados foram submetidos à análise de variância e de regressão para os níveis de saturação hídrica e teste Tukey para as cultivares a 5% de probabilidade. As cultivares Marandu, Xaraés tiveram maior massa seca da parte aérea com produção média de 17,90 e 17,04g vaso-1, respectivamente. Os teores máximos de PB foram obtidos nos NSH de: 28,21; 43,09; 43,44 e 45,06% com 11,14; 9,21; 9,84 e 8,59%, respectivamente para as cultivares Marandu, Xaraés, Piatã e Paiaguás. Os maiores níveis de saturação hídrica promovem diminuição no teor de PB e aumento nos teores de FDN e FDA
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado