A ETNOBIOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GOIÁS: ANÁLISE DAS ESCOLAS DA COORDENAÇÃO REGIONAL DE ITAPACI/GO
Resumo
Durante as décadas de 1960 e 1970, a crise ambiental a nível global e os movimentos sociais espalhados pelo planeta criaram paradigmas para se pensar o meio ambiente. Remonta a esse período a origem da Educação Ambiental, que no Brasil foi regulamentada nos anos 1990. Um campo de conhecimento que pode auxiliar na Educação Ambiental é a Etnobiologia e sua característica interdisciplinaridade. Com isso, foi realizado um estudo de caso em escolas da Coordenação Regional de Educação de Itapaci/GO – CRE Itapaci da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, com objetivo de compreender as suas ações de Educação Ambiental e como a Etnobiologia pode auxiliar nesses processos. Analisou-se os Projetos Políticos Pedagógicos, entendidos como documentos orientadores institucional, de oito escolas da CRE Itapaci, caracterizando-as e identificando como estabelecem a Educação Ambiental e se utilizam e como a Etnobiologia pode oferecer subsídios às suas ações.
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