BARREIRAS À PRÁTICA DO CUIDADO HUMANIZADO EM AMBIENTE HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Objetivo: Identificar as principais barreiras à prática do cuidado humanizado no ambiente hospitalar. Método: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, buscando artigos publicados entre 2010 e 2024 nas bases de dados BVS, PubMed e SciELO. Resultados: As principais barreiras identificadas na literatura foram: sobrecarga de trabalho da equipe de saúde, falta de tempo, infraestrutura inadequada, de recursos humanos e materiais, dificuldades na comunicação entre equipe, pacientes e familiares, e a cultura organizacional focada em procedimentos técnicos em detrimento do cuidado humanizado. Conclusão: É fundamental que as instituições hospitalares implementem estratégias para superar essas barreiras, como a melhoria das condições de trabalho da equipe, o investimento em treinamento e educação continuada, o desenvolvimento de protocolos de comunicação eficazes e a promoção de uma cultura organizacional que valorize o cuidado humanizado.
PALAVRAS-CHAVE: cuidado humanizado; barreiras; pratica diária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado