DESNUTRIÇÃO E INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Criança. Insegurança alimentar. Desnutrição.Resumo
A insegurança alimentar é um dos múltiplos e inter-relacionados determinantes da desnutrição. No Brasil, uma fração significativa da população apresenta dificuldade no acesso regular e permanente aos alimentos, fator relacionado principalmente a insuficiência de recursos financeiros. O objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura sobre o impacto da insegurança alimentar na desnutrição de crianças brasileiras. A revisão integrativa foi realizada utilizando as bases de dados PubMed, BVS e Scielo, com a questão norteadora: "Como a insegurança alimentar e nutricional predispõe as crianças brasileiras à desnutrição?". Foram selecionados sete artigos. Os resultados indicam que, em crianças com déficit de estatura, 42% apresentaram insegurança alimentar leve. Famílias abaixo da linha da pobreza têm maior prevalência de desnutrição infantil e insegurança alimentar moderada/grave (67%). Crianças em insegurança alimentar têm maior risco de desnutrição crônica, refletindo-se na baixa estatura. Os indígenas apresentam a maior taxa de desnutrição (31,45%), com valores ainda mais altos na Região Norte (38,66%). Entre as crianças vulneráveis socialmente, 56,5% têm redes sociais pequenas, e 77,2% enfrentam insegurança alimentar. O acesso aos alimentos é crucial para os padrões alimentares e os efeitos nutricionais. A desnutrição é mais prevalente entre crianças negras, beneficiários de programas de transferência de renda e residentes de áreas carentes. Conclui-se que a desnutrição resulta da falta de acesso a alimentos adequados, causado pela insegurança alimentar e nutricional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado