AVALIAÇÃO DA ADIÇÃO DE BRITA GRADUADA RECICLADA (BGR) NA ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS PARA FINS DE PAVIMENTAÇÃO EM VIAS DE BAIXO VOLUME DE TRÁFEGO
Palavras-chave:
Pavimentos; Resíduos de construção, brita graduada reciclada.Resumo
A estabilização de solos para pavimentação de vias de baixo volume de tráfego, com a utilização de materiais reciclados na engenharia civil tem se mostrado uma alternativa sustentável e econômica, sendo um exemplo a adição de brita graduada reciclada (BGR) no processo de estabilização de solos. A brita graduada reciclada é um subproduto proveniente da reciclagem de resíduos de construção e demolição, que inclui fragmentos de concreto, tijolos e pedras. O objetivo do estudo é avaliar o uso de diferentes percentuais de adição de Brita Graduada Reciclada (BGR) na pavimentação de um condomínio horizontal no município de Senador Canedo, Goiás, voltado para o tráfego de veículos leves. Foram avaliadas as propriedades físicas e de resistência do BGR com dois traços: 50% de BGR e 50% de cascalho, e 20% de BGR e 80% de cascalho. O estudo realizado envolveu a análise dos tipos de solo presentes na obra, levando em consideração os cortes previstos no projeto de terraplanagem para a execução da pavimentação. Em conclusão, os resultados do estudo indicaram que a adição de Brita Graduada Reciclada (BGR) melhora as propriedades mecânicas dos solos, como resistência à compressão, capacidade de suporte e otimização da compactação, o que contribui para a durabilidade e estabilidade das vias pavimentadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado