PRERROGATIVAS SOBRE DELINEAMENTOS DE PESQUISA: PERSPECTIVAS NARRATIVAS NA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Metodologia, Narrativa, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Os delineamentos de pesquisa são auxiliadores metodológicos e que podem adotar abordagens quantitativas, qualitativas ou mistas. Nesse contexto, há as revisões de literatura narrativa nos quais podem ser relevantes para identificar lacunas e consensos no conhecimento. Diante disso, o presente estudo objetivou discutir as peculiaridades de delineamentos de pesquisa com enfoque nas revisões de literatura narrativas. Consistiu em uma pesquisa descritiva, transversal e qualitativa, sendo conduzida por meio de uma revisão narrativa da literatura. Em plataformas de buscas, os materiais foram captados utilizando os descritores “metodologia de pesquisa”, “pesquisa narrativa” e “abordagem qualitativa”. Os achados na literatura evidenciaram que os delineamentos narrativos são estratégias valiosas na busca de compreender fenômenos em sua complexidade e contexto, permitindo a análise de significados e construções subjetivas ao articular elementos temporais e relacionais. Ressalta-se, porém, a importância da clareza argumentativa para garantir a utilidade científica das inferências produzidas. Conclui-se que a escolha do delineamento metodológico deve partir do problema de pesquisa e, nesse sentido, a revisão narrativa se mostra útil para aprofundar discussões interdisciplinares, valorizando a perspectiva do pesquisador. Porém, reforça-se a importância de reconhecer a validade dos diferentes modelos conforme suas finalidades.

Biografia do Autor

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do curso de Psicologia na Faculdade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Daniel Bartholomeu, UniAnchieta

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente na UniAnchieta – Departamento de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil.

Ivan Wallan Tertuliano, Universidade São Judas Tadeu

Pós-Doutorado pela UNESP - Rio Claro. Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP - Rio Claro. Mestre em Educação Física pela EEFE-USP. Graduado em Educação Física pela UNINOVE (licenciatura plena e bacharelado). Professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

31-08-2025

Edição

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Artigos