PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVA E A AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Professores do Ensino Médio; Prática pedagógica inclusiva; autoeficácia docente.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar a percepção de autoeficácia dos professores de ciências biológicas do Ensino Médio em práticas educacionais inclusivas, e mais especificamente e identificar as dificuldades e desafios encontrados pelos docentes de ciências biológicas em práticas inclusivas, utilizando abordagem qualitativa-quantitativa. Participaram da pesquisa oito professores de Biologia de escolas estaduais situadas em Belém - Pará, Região Norte do Brasil, selecionados a partir de uma amostra de conveniência, não aleatória. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário para caracterizar os participantes e um roteiro de entrevista individual estruturada. Optou-se pela Nuvem de palavras, utilizando o software IRaMuTeQ. Os principais resultados encontrados foram relativos à ausência de formações específicas para trabalhar com Educação Especial e inclusiva especialmente quando se trata de discentes com Transtorno do espectro autista, que refletem em adaptações de materiais e atividades, além de falta de habilidade para trabalhar com alunos surdos. Diante disso, os resultados encontrados contribuíram para apreender a visão dos professores acerca de suas crenças de autoeficácia em práticas educacionais inclusivas.

Biografia do Autor

Francivane Tavares, Instituto Federal do Pará

Discente do curso de licenciatura em ciencias Biológicas

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Publicado

31-08-2025

Edição

Seção

Artigos