IMPACTOS DA VULNERABILIDADE SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EMOCIONAL INFANTIL: PERSPECTIVAS NEUROPSICOLÓGICAS

Autores

Palavras-chave:

Vulnerabilidade Social; Desenvolvimento Infantil; Intervenção Precoce.

Resumo

O estudo objetivou investigar os impactos da vulnerabilidade social sobre o desenvolvimento neuropsicológico infantil, com ênfase em funções cognitivas e emocionais. A partir da análise de 15 estudos publicados entre 2007 e 2024, identificaram-se evidências consistentes de que crianças expostas à pobreza, negligência, violência e instabilidade familiar apresentam déficits significativos em habilidades como memória de trabalho, atenção, linguagem, controle inibitório e autorregulação emocional. Os prejuízos observados têm repercussões diretas no desempenho escolar, na formação de vínculos afetivos e na saúde mental. Em contrapartida, os estudos revisados destacam o papel da neuroplasticidade e das intervenções precoces como fatores de proteção. Programas multicomponentes, voltados à estimulação cognitiva e ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, mostraram-se eficazes na mitigação dos efeitos adversos da vulnerabilidade. Além disso, a literatura enfatiza a importância de políticas públicas intersetoriais que integrem saúde, educação e assistência social, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. Conclui-se que a compreensão dos efeitos da vulnerabilidade social e das estratégias de intervenção baseadas em evidências é fundamental para promover equidade no desenvolvimento infantil e subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes.

Biografia do Autor

Antonny Bruno Martins Ferreira, Secretaria Municipal de Santa Quitéria

Psicólogo pela Faculdade Princesa do Oeste (FPO). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade do Leste Mineiro (Faculeste). 

André Sousa Rocha, Centro Universitário INTA - UNINTA - Campus Itapipoca

Doutorando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário INTA – UNINTA – Campus Itapipoca.

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Publicado

31-08-2025

Edição

Seção

Artigos