PRODUTO EDUCACIONAL EM PPG PROFISSIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
Mestrado Profissional, CAPES, Professor, Reflexão, AvaliaçãoResumo
Este texto é originário de pesquisa bibliográfica qualitativa, em que se buscou seguir numa perspectiva descritiva. Se discute acerca dos Produtos Educacionais, buscando reportar aspectos da sua elaboração e validação em Programa de Pós-graduação Profissional, embasando-se em referencial teórico gerado a partir de estudos realizados mais recentemente. Assim, o objetivo é apontar aspectos relacionados à conceituação, estrutura e validação do Produto Educacional, de maneira a promover uma reflexão sobre a produção desse artefato nos Programas Profissionais. As informações trazem que a Área de Ensino da CAPES, tem definido os tipos de PE para os Programas de Pós-graduação Profissional. Apontam para os aspectos a serem considerados para a validação. Trazem ainda que nos três Programas consultados, os PE direcionados para o Ensino de Biologia são em quantitativo menor e com predominância do tipo sequência didática. Nas considerações finais é relatado que o mais importante em um Programa de Pós-graduação Profissional é a formação do professor (a), pois como profissional precisa de aptidão para refletir acerca da sua práxis, a partir de um referencial teórico metodológico.
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