ESTUDO DE CASO DAS PATOLOGIAS DA EDIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL LOUIS ENSCH NO MUNICÍPIO DE JOÃO MONLEVADE – MG

Autores

  • Eduarda Taveira Gomes UEMG
  • Thays Arantes Machado
  • Pedro Valle Salles
  • Joice Martinha Rodrigues
  • Anna Carolina Simões
  • Hélio Augusto Goulart Diniz UEMG

Palavras-chave:

Patologias das construções, Manifestações patológicas, Método de Lichtenstein

Resumo

O presente estudo apresenta as manifestações patológicas identificadas na Escola Estadual Louis Ensch, localizada na cidade de João Monlevade, MG. Para a realização do estudo de caso, foi adotado o método de Lichtenstein, o qual é dividido em três etapas: levantamento de subsídios, diagnóstico da situação e definição de conduta. Esse método é essencial para reunir os dados necessários e propor soluções adequadas, considerando as particularidades de cada patologia. São apresentadas as sete principais manifestações patológicas observadas na escola, destacando-se, sobretudo, aquelas relacionadas à umidade, à ausência ou falhas em detalhes construtivos, a erros de execução e à falta de manutenção do edifício escolar. Os resultados evidenciam que a presença de um engenheiro responsável durante a execução da obra é fundamental para prevenir o surgimento dessas patologias. Além disso, ressalta-se a importância de um cronograma sistemático de manutenções, com o objetivo de otimizar o desempenho construtivo e prolongar a vida útil da edificação.

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Publicado

31-08-2025

Edição

Seção

Artigos