SAÚDE EMOCIONAL DO EDUCADOR: FATORES QUE INFLUENCIAM NA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Helen Danyane Soares Caetano-Souza, Ângela Pereira de Jesus

Resumo


O presente estudo teve como objetivo geral a compreensão dos fatores que podem influenciar na qualidade dasaúde emocional do educador, causando estresse, adoecimentos e Síndrome de Burnout. Os sujeitos envolvidosna pesquisa foram professores do ensino fundamental I e fundamental II de uma instituição de ensino Municipal
de Unaí-MG (Escola Municipal Professora Jovelmira Jacinto Vasconcelos). Para melhor desenvolver esteestudo, realizou-se uma pesquisa de caráter quantitativa e documental. O instrumento utilizado foi questionário,com o objetivo de compreender quais são os fatores causadores de estresse em professores, qual a relação entre
estresse e Síndrome de Burnout, como se manifesta o adoecer e o prazer no trabalho dos professores. Os dadoscoletados foram tabulados e apresentados por meios de quadros e gráficos analisados de forma discursiva a partirdo referencial teórico. Com base na análise, a pesquisa revela que os atestados e afastamento no trabalho docenteocorrem com maior frequência nos anos iniciais, sendo os fatores emocionais principais agravantes e geradoresde adoecimentos, assim como condições de trabalho, remuneração, sobrecarga de trabalho e doençasrelacionadas à profissão. Pôde-se concluir que apesar de os professores estarem cientes da situação em que seencontram, ainda procuram diagnosticar outros agentes agressores e estressores para desviar da sua atualcondição e uma compensação justa e adequada é fonte de bem-estar, e não motivação para o trabalho comoforma de subsistência humana.


Palavras-chave


Qualidade de vida. Educação. Síndrome de Burnout

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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